Serviços
Agenda
Postagens
Cinema
Sua empresa no guia - clique aqui!
Servicos > Automóveis > Localiza
Localiza
Av. Presidente Vargas, 751 - Sagrado Coração de Jesus - Lages - SC - Cep 88509-500
Tel: (49) 3222-2740
Compartilhe:
Orkut
Informações
A LOCALIZA foi fundada em 1973, durante o período do primeiro choque do petróleo, com 6 fuscas usados e comprados a crédito. A estratégia desde então adotada foi de qualidade total, bons serviços e diferenciação.

Durante o segundo choque do petróleo, a empresa decidiu expandir adotando uma agressiva estratégia de aquisições de concorrentes. As aquisições ocorreram em 11 capitais, principalmente no Nordeste.

Quando veio a crise da dívida externa em 1983, como o capital era escasso e o custo elevado, a LOCALIZA adotou a estratégia de franchising, interiorizando a atividade de aluguel de carros e fortalecendo a marca. A empresa ampliou substancialmente a sua presença no mercado brasileiro e alavancou vendas muito acima do esperado.

A depreciação é o maior componente dos custos de uma empresa de aluguel de carros. Em 1990, com o desdobramento da crise gerada pelo Plano Collor o mercado de carros usados despencou. Até então a LOCALIZA vendia seus carros em leilões e através de trocas em concessionárias. Isso era uma fragilidade que impactava os resultados e a competitividade da empresa.

Então, a LOCALIZA decidiu adotar a estratégia de vender seus carros ?seminovos? diretamente aos consumidores finais, a partir de 1991.

Em 1992, enquanto o PIB era negativo (-0,54) adotou a estratégia de internacionalizar suas operações. Era uma forma de contornar as dificuldades do mercado interno e experimentar uma expansão internacional e validar seu know-how.

O negócio de aluguel de carros e administração de frotas é de capital intensivo e demanda muitos recursos para o seu crescimento.

Em 1997, adotou a estratégia de capitalizar a empresa e fez uma operação de private equity com o DLJ Merchant Banking (Donaldson, Lufkin and Jenrette), na qual um fundo administrado pelo banco americano (hoje Credit Suisse First Boston) adquiriu 33,3% das ações da LOCALIZA por US$ 50 milhões.

Ainda em 1997, adotou nova estratégia para capitalização da empresa e substituição de dívida lançando US$ 100 milhões em Senior Notes no mercado americano. Esta captação fortaleceu a empresa tornando-a mais competitiva. Capitalizada, a empresa focou suas energias em aumentar o volume de negócios e melhorar os índices de produtividade.

Em 1998 a LOCALIZA transformou a sua divisão de aluguel de frota em uma empresa, então denominada TOTAL FLEET, pioneira neste segmento no Brasil. A TOTAL FLEET aluga uma frota de mais de 22.667 carros atendendo grandes empresas. Possui sofisticados sistemas de gerenciamento e controle de frota.

Em 2005, a empresa inicia a oferta pública de ações no Novo Mercado da Bovespa.

A Localiza opera uma plataforma de negócios absolutamente sinérgicos.

Localiza Rent a Car S/A----------------------------------------------------------------------------------Aluguel de carros Localiza Franchising S/A----------------------------------------------------------------------------------Franchising Total Fleet S/A--------------------------------------------------------------------------------------------Aluguel de frotas

O management é considerado pelo mercado de altíssimo nível. A empresa retém seus talentos através de agressivas políticas de recursos humanos. Foi uma das primeiras empresas brasileiras a distribuir lucros para seus funcionários. Também desde 1990, adota sistemas de remuneração que são constituídos de uma parte fixa e outra variável de acordo com o desempenho da área, da empresa ou do funcionário.

A empresa investiu em um sofisticado sistema de informações que se tornou uma fantástica ferramenta de gerenciamento do negócio e um grande diferencial competitivo. Hardwares de última geração e softwares desenvolvidos taylor-made criaram diferenciais exclusivos para a empresa. Muito da produtividade e da competitividade da empresa se deve à sofisticada qualidade e quantidade das informações.

Uma característica muito própria da LOCALIZA é também a obsessão por liderança. É a maior rede de agências de aluguel de carros desde 1981 e a cada ano amplia sua participação de mercado.

Muito do sucesso da LOCALIZA pode ser creditado à clara visão de cliente. A frota, nova e diversificada, tem idade média de 6 meses, Serviço de Assistência ao Cliente e Central de Reservas 24 horas, 365 dias por ano, atendentes alegres e simpáticas, constantes pesquisas de satisfação, programas de qualidade, agilidade nas operações de aluguel de devolução de carros totalmente informatizadas, e, principalmente, competitividade em preços demonstram que a Localiza é uma empresa voltada para o cliente.

A Localiza tem por estratégia uma comunicação de resultados. Toda comunicação busca explicitar os diferenciais da empresa e as vantagens competitivas, principalmente aquelas mais percebidas e valorizadas pelo cliente.

A empresa tem o foco claro nos negócios e está sempre redesenhando a organização. É incansável na busca da excelência, pois sabe que o sucesso passado não garante sucesso futuro e, para ser cada vez melhor, acredita que somente através de melhorias constantes e excelente prestação de serviços é que manterá e ampliará sua participação de mercado.

A Localiza é uma empresa de classe mundial e tem percebido nas crises, oportunidades para se tirar proveito. Olha o futuro com otimismo mas, mineiramente, com os pés no chão.

Transparência e governança

A Localiza pauta sua atuação pela transparência desde a sua fundação. O tratamento justo, equânime e idôneo em todas as relações da Localiza, seja com seus clientes, funcionários, fornecedores, acionistas, imprensa, concorrentes e comunidade, se reflete em uma cultura empresarial própria, que busca manter relacionamentos sólidos e de longo prazo.

Desde 1990, a empresa possui um código de ética, que reconhece a organização como socialmente responsável e integrada a todos os países e localidades onde atua.

Seu objetivo é responder corretamente às exigências de um mercado globalizado, mais ágil e complexo.

As práticas de governança já fazem parte da condução dos negócios da Localiza: desde 1994 a empresa conta com auditores externos na apuração dos números, contribuindo para uma maior transparência dos dados; em 1997, a empresa fortaleceu essas práticas, quando começou a adotar as normas da SEC (Security Exchange Comission) americana, o órgão que rege as operações financeiras nos Estados Unidos. Entre as normas incorporadas, está a divulgação trimestral dos balanços da Localiza.

A entrada da Localiza para o Novo Mercado da Bovespa, já em 2005, vem apenas ratificar uma cultura empresarial de transparência já consolidada na organização.

A Localiza age assim porque acredita que sociedades baseadas em transparência são sociedades de confiança, que geram menores custos de transação para as empresas e relacionamentos sólidos, eficazes e perenes.


O seu navegador não é mais suportado.

Atualize para um navegador moderno.
Obrigado, equipe Guia Lageano.